O que faz um psicólogo

Quais são os diferentes tipos de psicólogo e o que fazem nos seus campos da psicologia?

Quais são os diferentes tipos de psicólogo e o que fazem nos seus campos da psicologia?

Quando as pessoas ouvem falar do termo psicólogo, imediatamente imaginam um homem ou mulher sentado numa sala, tirando notas, enquanto os clientes se sentam num sofá confortável.

Claro que existem muitos psicólogos que são especializados em fazer psicoterapia, mas os psicólogos também têm outras funções e áreas de trabalho.

O psicólogo faz avaliação psicológica

Os psicólogos que fazem avaliação psicológica estudam o comportamento, as emoções, a forma como a pessoa lida com os sentimentos, o que a pessoa valoriza na vida e quer fazer. Os psicólogos avaliam ainda a forma como a pessoa se relaciona com os outros e como se adaptam ou não a uma situação ou tarefa.

A avaliação psicológica é uma competência exclusiva dos psicólogos. As aplicações da avaliação psicológica permitem uma análise muito completa da psicologia individual da pessoa e consegue dessa forma fazer previsões sobre como essa pessoa reagirá numa determinada situação.

O psicólogo utiliza questionários, provas e exames que servem o propósito de avaliar uma determinada característica em relação a uma determinada situação.

O psicólogo tem em conta a componente biológica

O psicólogo estuda e investiga o funcionamento cerebral na relação com as emoções, sentimentos, pensamentos e comportamentos. Através do exame das bases neuronais e das estruturas funcionais do cérebro, o psicólogo consegue compreender os diferentes componentes biológicos e a relação entre as diferentes áreas cerebrais que coordenam os mecanismos psicológicos da perceção, memoria, linguagem, emoções e crenças.

O estudo da componente neurofuncional permite que os psicólogos possam compreender melhor as doenças do cérebro e as lesões cerebrais e o impacto que têm no comportamento. Desta forma, é possível descobrir novas formas de prevenir, tratar e lidar com as doenças neurodegenerativas e traumáticas.

O psicólogo tem uma componente clínica

Os psicólogos clínicos avaliam, diagnosticam e fazem tratamentos às pessoas que se encontram a lidar com mal estar psicológico. Estes psicólogos desenvolvem habitualmente planos de tratamento através da psicoterapia.

Os psicólogos clínicos trabalham habitualmente em hospitais, clínicas de saúde mental e clínicas privadas de saúde. São psicólogos treinados pela formação e pela experiência numa variedade de técnicas e procedimentos e especializam-se em determinadas áreas dependendo do local em que habitualmente trabalham. É muito frequente que quando mais anos de experiência tem um psicólogo mais áreas de conhecimento consegue abarcar.

O psicólogo tem em conta a componente cognitiva

Os psicólogos dão especial importância à componente cognitiva, ou seja, à forma como a pessoa pensa, toma decisões ou tem dificuldade em tomá-las, e como resolve problemas ou se os adia.

Alguns psicólogos fazem formação nessa área da psicologia e designam-se psicólogos cognitivos, e aquilo em que estão mais interessados é como a mente processa, aprende, armazena e processa a informação, que depois irá dar lugar às experiências de bem-estar ou mal estar, felicidade ou angustia, ansiedade ou certeza.

O psicólogo tem em conta o contexto social e comunitário

O psicólogo tem em conta a atualidade e os assuntos relacionados com a comunidade. O psicólogo procura fazer uma ação ativa na educação sobre a saúde mental da sociedade, nomeadamente através da promoção da informação e desenvolvimento de programas de prevenção. Um bom psicólogo está sempre empenhado em ajudar a conduzir mudanças positivas tanto para a individualidade como para a coletividade.

O psicólogo tem em conta o aspeto evolutivo e da natureza animal

Os psicólogos estudam o comportamento de diferentes espécies, em especial em que se assemelham e diferenciam da espécie humana. Porquê estudar o comportamento animal? Porque alguns dos processos cerebrais são semelhantes enquanto outros processos mais mentais são exclusivos da espécie humana.

Alguns dos progressos mais marcantes da psicologia foi descoberta através do estudo do comportamento animal. No início, os princípios da aprendizagem, agora mais ligados à neuropsicologia.

O psicólogo tem em conta as preferências e tendências de consumo

Os psicólogos têm atenção os comportamentos individuais de consumo e às tendências sociais por forma a desenvolverem estratégias de marketing e de promoção dos negócios. Os psicólogos têm ainda atenção à forma a tendência social influência a forma como as pessoas pensam e a maneira como se sentem na relação com as tendências sociais. Habitualmente, a tendência social molda as crenças e os valores individuais e nesse sentido é de especial importância para a compreensão da psicologia.

É importante que o psicólogo analise e proponha estratégias de relação entre o individual e o social. É importante reconhecer o que o coletivo dá importância para compreender o que o individual valoriza.