Ansiedade e Egoísmo

Como a ansiedade causa comportamentos egoístas

A ansiedade é uma resposta superativada de receio, por isso, quando uma pessoa passa por momentos desses fica focada apenas no que está a sentir. Como se tudo o que está à volta não existisse. Os receios, preocupações e duvidas colocam demasiada pressão nas relações. Pode até achar que necessita de se preocupar para se proteger, ou que necessita de duvidar para evitar o engano, mas isso faz com que faça o contrário de sentir compaixão e possibilidade confiar que pode estar vulnerável com a outra pessoa.

Se é a outra pessoa que tem ansiedade então você pode sentir ressentimento e agir de forma egoísta. As atitudes e a perspetiva que temos são contagiantes. Manter os seus níveis de stress sobre controlo pode ser especialmente difícil quando a outra pessoa é ansiosa, ou está perturbada.

O que fazer…

Aprenda a atender às suas necessidades e não aos seus receios. Quando reparar que está receoso ou defensivo, tenha um momento para refletir na compaixão que está a ter para consigo e para com a outra pessoa. Peça o conforto e o suporte que necessita para sentir amor e compreensão. Peça desculpa por deixar que a ansiedade torne a sua mente absorvida nela própria.